terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Nova interface por movimento da Microsoft

A Microsoft está investindo em uma nova interface por movimento no qual será possível jogar jogos sem o uso de controles. Quem acha que esta notícia é sobre o Natal está muito enganado. Ao invés de usar câmeras para captar o movimento do jogador, a idéia agora é usar sensores elétricos nos músculos do braço.

Possivelmente, no atual estágio de desenvolvimento, o Natal não será capaz de identificar alguns movimentos sutis, como por exemplo o movimento dos dedos da mão, ou a quantidade de pressão que é feita ao fechar o punho. Além disto, a nova interface poderá ser utilizada até mesmo quando a pessoa estiver em um local em que não há câmeras disponíveis.

O vídeo abaixo mostra 3 possíveis usos, sendo eles jogar Guitar Hero ou similares sem a necessidade de uma guitarra, no velho estilo "Air Guitar" (ou, extrapolando a idéia do vídeo, que tal usando uma guitarra de verdade?), manipulando um tocador de MP3 enquanto se pratica exercícios físicos e abrindo as portas de um carro estando com as mãos ocupadas. Vejam:



Já a algum tempo venho dizendo que a briga agora entre os consoles não é mais uma briga entre quem tem o hardware mais potente (como o Wii deixa bem claro), mas sim quem provê a melhor experiência de interatividade. Não é atoa que o Natal está chegando e a Sony está correndo atrás. Toda experiência criativa, inovadora e confortável de interação que esteja sendo desenvolvida agora pode ser determinante em um futuro próximo. Enquanto o Natal possui a característica muito importante de não precisar que nada esteja preso ou seja colocado no jogador, a sensibilidade vai contar muito e assim este novo projeto pode vir a ser utilizado no futuro como uma adição ao próprio Projeto Natal.

2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.