segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

BOA NOTICIA: FILME DE METAL GEAR SOLID NÃO VAI MAIS ACONTECER!!

Sempre que uma franquia, seja de games, seja de quadrinhos, ou mesmo de animes faz sucesso, Holywood tenta tranformá-la em filme. Com Metal Gear não haveria de ser diferente e, no começo de 2009, David Hayter já havia declarado para um site brasileiro que estava escrevendo um roteiro. Paul W. S. Anderson jogou pimenta no assunto ao comentar que estava tentando comprar os direitos. Agora, para a alegria de muitos, o produtor Mike De Luca - no comando do projeto na Sony Pictures atualizou o andamento do filme.

"Eu acho que não está seguindo adiante por que não há um desejo coordenado de que isso aconteça neste momento. As empresas de videogames são superprotetoras com suas propriedades, mas para fazer um filme os estúdios precisam de uma certa dose de liberdade para que ele tenha apelo global. No caso de Metal Gear Solid, os interesses simplesmente não estão batendo", nos revelou.

Pode-se concluir desta afirmativa que o estudio queria utilizar-se das famosas "Liberdades Criativas", e que nem a Konami e, provavelmente, nem o criador Hideo Kojima, estavam dispostos a ver sua obra prima deturpada. "Eu entendo a superproteção. Essas franquias são gigantescas para as empresas de games. Um filme só as prejudicaria. Um ótimo filme provavelmente não venderia mais games. Os games ajudam os filmes, mas a recíproca não é verdadeira", concluiu De Luca.

O Clube dos 5 não tem nada contra adaptações de games para cinema, mas tem tudo contra "adaptações porcas de games para o cinema". E da forma como o projeto andava, corriamos um grande risco de ter trechos completamente alterados só para satisfazer os interesses do mercado e dos valores da sociedade norte-americana.

6 comentários:

  1. É isso mesmo! Boas adaptções são sempre bem vindas, o problema é justamente no abuso dessa "Liberdade criativa" que acaba literalmente deturpando o jogo e deixando furiosos uma legião de fãs... Porque não fazem um jornada nas estrelas com um Cap. Kirk de origem alienígena e um Spock totalmente humano e emotivo? Porque deturparia uma história já consagrada e os inúmeros fãs de Jornada não merecem isso... realmente não merecem mesmo não! Então porque fazem um Street Fighter onde o Ryu e o Ken são dois ladrõezinhos de meia tigela e o Guile é o principal? Ah, mas colocar um aericano como o principal deve ser o tal "apelo global" deles... Eu só queria que a Capcom tivesse tido com RE e SF a mesma visão do Hideo e da Konami!

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  2. Obrigado deuses dos jogos!

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  3. Nota 1.000 para a Konami e o Kojima! Manda esse povo enfiar a "Liberdade criativa" no esfíncter!

    Eu até acho que os filmes devem sim ter histórias ligeiramente diferentes dos jogos, até para contar ao jogador algo que ele não conhece, como devem sê-lo também com relação aos livros, desenhos, etc. Mas isto não significa perder qualidade, e quando esse povo começa a falar em "liberdade criativa" está na cara que querem dizer que a qualidade da história não será lá essas coisas.

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  4. Sao dois mundos que nao tem harmonia, filme de jogo é uma porcaria e game de filme idem, por favor, mantenham eles afastados.

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  5. Concordo com o Édi e o Arthur, mas no caso de games baseados em filmes existem rarissimos games que sao legais!

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  6. Uma vez eu vi uma palestra de um desenvolvedor que trabalhou em um grande estúdio nos EUA, e ele estava contando que muitas vezes a culpa dos jogos baseados em filmes serem tão ruim não é culpa dos desenvolvedores. Acontece que quase sempre o jogo é desenvolvido em paralelo com o filme e os estúdios de cinema, para evitar vazamento de informações, só repassam para a equipe de desenvolvimento o básico do básico do filme. Ou seja, o jogo é feito sem ninguém ter visto o filme, muitas vezes só viram algumas poucas imagens de alguns personagens principais e têm um conhecimento muito vago da trama e geralmente com um cronograma muito apertado. Aí acaba saindo muita coisa que não tem nada a ver com o filme, porque a equipe de desenvolvimento tem que adivinhar o que acontece no filme. Nas poucas vezes que o estúdio de cinema passa informações suficientes para o filme, este geralmente já está no final da fase de pós-produção e aí o prazo é "para ontem".
    Quando há uma maior integração entre os estúdios de cinema e de desenvolvimento, e o projeto do jogo é levado com tanta seriedade pelo estúdio de cinema quanto o próprio filme, aí sim, sai muita coisa boa!

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