terça-feira, 28 de julho de 2009

MATÉRIA ESPECIAL: "THE KING OF FIGHTERS XII" ENFIM É LANÇADO!


Foi lançado oficialmente, dia 28 de julho, o aguardado game The King of Fighters XII. O game, que conta com versões para PS3, Xbox360 e arcades, gerou muita expectativa nos fervorosos fãs da série. Desde 1996 não acontecia uma mudança de tamanho impacto quanto à chegada de KOF aos consoles de nova geração. Porém, o que deveria coroar o retorno em grande estilo de uma franquia que se confunde com o próprio conceito de game de lutas, está se transformando no alvo de ira de jogadores ao redor do mundo.

Se inicialmente KOFXII agradou aos gamers norte-americanos, muito pouco familiarizados com a franquia, o mesmo não ocorre com restante do mundo. Fóruns sobre o assunto borbulham de comentários negativos sobre vários aspectos do novo episódio da franquia. Mas o que teria acontecido de tão terrível para que o "salvador da SNK" se transformasse no vilão da historia?

Em primeiro lugar, é importante citar que é ponto comum que o novo sistema de lutas, incluindo golpes que se chocam, de mesma equivalência, e que se anulam foi muito elogiado. É realmente prazeroso ver seus personagens favoritos tendo os movimentos executados com um boa precisão. Ele não é "travado" como em KOF96. E em segundo lugar, mesmo com algumas divergências de gosto quanto ao estilo do designer e desenhista Nona, a série carecia de uma renovação gráfica. O método utilizado foi o de, inicialmente transformar movimentos reais em 3d e, a partir dai, pintar pixel por pixel. O resultado é uma animação muito suave, desenhados de forma a agradar o público da série. Inclusive com o efeito de sobras funcionando muito bem.

A partir disto, alguém poderia dizer que não falta, então, mais nada para este ser considerado um excelente jogo. Todo o restante seria apenas perfumaria. Mas é exatamente a falta desta perfumaria que "mata" todos os pontos positivos citados anteriormente. The King of Fighter sempre se "orgulhou" de possuir uma historia extremamente cativante. A "fase OROCHI" que ocorre entre os anos 95 e 97 sempre é lembrada como a mais marcante, e tornou-se costume após o lançamento de uma nova edição, correr parar terminar com os times e ver que rumo cada um tomou após a derrota do chefão.

Fiz questão de negritar os pontos principais da frase anterior, pois considero isso algo comum em 90% dos games. É algo que faz alguém se interessar em passar todos os percalços propostos pela engine, e sentir-se recompensado após horas na frente da TV. KOFXII não conta com nenhum deles. No modo Arcade você escolhe seus 3 lutadores, como de costume. Mas dessa vez, eles não tem nenhuma ligação entre si (alguém vai se lembrar das carinhas que mediam a empatia entre chars de KOF98), eles nem ao menos possuem uma razão para estar ali. Passadas 5 lutas, o game lhe mostra um "Congratulations" bem manjado e mais nada. Não há chefão. Não há ninguém querendo dominar o mundo, nenhum clone de Rugal renascendo, nenhum demônio querendo emergir das trevas: NADA! 
O Ranking é tudo que você vai encontrar ao finalizar KOFXII

Não bastasse isso, o cast de personagens é fraco. Conta com os principais lutadores, mas em uma franquia que chegou a ter 68 personagens e um único game, uma redução para 22 é inaceitável. Fora isso, o game parece ter algum preconceito contra as mulheres: apenas 4! Onde esta a musa Mai Shiranui? Se o game não possui história, porque Iori esta sem poderes, seguindo o final de KOFXI? Seria melhor deixá-lo como todos os fã estavam acostumados, sem mudanças radicais. Porque a presença de Raiden (Big Bear), que nunca gozou de popularidade nas séries da empresa? Por fim, porque Ash possui 3 DM (desperation moves - o golpe mais forte do game) e o restante apenas 1?
Morra, Ash! Porquê você tem 3 DM's e eu apenas 1?

Se esta difícil responder as questões propostas acima, imaginem a seguinte situação: Você adora KOF, mas não tem um irmão ou amigo que more próximo para jogar na sua casa. Se o game não tem historia para jogar sozinho, você obviamente apelaria para as partidas Online, grande atrativo dos consoles "next-gen", certo? Errado, pois KOFXII veio com um sistema de luta Online impraticável. Já foi disponibilizado um patch de 700mb para tentar corrigir o problema, que ainda persiste. 700mb é praticamente um jogo novo!

Enfim, vários jogadores relatam que paira por todo o game a sensação de se estar jogando algo incompleto: um beta! Soma-se a isto os poucos cenários e músicas disponíveis, matando, por fim as últimas características marcantes da série. Se você, leitor, conseguiu chegar até aqui e ainda esta disposto a queimar suas economias neste título, prepare-se! KOFXII será vendido no Brasil pelo precinho camarada de R$299,90. A esperança repousa no futuro, se houver um, já que é costume da SNK-Playmore reciclar por vários anos os mesmos gráficos e engine, até que se chegue em um game que realmente mereça ser chamado novamente de REI!




6 comentários:

  1. EXCELENTE MATTÉRIA SID! Quanto ao Kof 12, brochei.......

    ResponderExcluir
  2. obrigado, Hosk. Pode crer que a escrevi com o sentimento de decepção de alguem que esperava muito dessa série.

    ResponderExcluir
  3. Pois é! E olha que segunda à noite nos ficamos jogando KOF2002 um bom tempo... Ainda me lembro o quanto nós jogamos essa série e quanta expectativa tinhamos com relação ao proximo lançamento... Situação essa que foi minguando cada vez mais, em um primeiro estágio com a entrada da Saga NESTS e os clones do Kyo e agora com esse KOFXII! Alias, me corrijo... A serie estava em um rumo bacana após o 2003 e a expectativa era boa, até começarmos a ler as noticias... Realmente é com muita tristeza que vejo a possibilidade desse ser um dos piores KOFs da série (isso sem jogá-lo)... E com isso, a gente tem que esperar mesmo é pelas versões ultimate, que pra mim, KOF98 já era bom no seu lançamento, melhorou mais ainda na Dreammath e agora ficou excelente na Ultimate!

    ResponderExcluir
  4. Eu esperava muito desse kof, mas infelizmente eu estava errado, esse kof ta mais para um beta test bem fuleiro.....

    ResponderExcluir
  5. Vejam essa analise sobre os graficos
    Ao iniciar a primeira luta, você que é dono de um monitor/TV com entradas para alta definição, vai estranhar bastante. Os gráficos em KOF XII são uma decepção, principalmente em relação ao que foi liberado anteriormente. Enquanto concorrentes como BlazBlue usam e abusam de sprites em alta resolução, e mesmo SF HD REMIX lançado para Live Arcade/PSN utilizou de forma magistral os recursos da era HD, a impressão que se tem é que em KOF XII os artistas fizeram os desenhos à mão, escanearam em baixa resolução, retocando os pixels por cima. O resultado é catastrófico, visto em um monitor LCD por exemplo
    Como o jogo dispõe de uma câmera em zoom, assim como o primeiro Art of Fighting do longíquo 1992, os pixels estouram tanto quando esta se aproxima dos personagens, que fica difícil acreditar que este é um jogo da era da alta resolução. Por sorte o jogo conta com um sistema de filtros, que dispõe de 3 níveis. Não é nada mais que um efeito de ‘gaussian blur’, ou câmera em desfoque. Com o efeito no máximo, o que se vê é um borrão na tela, deixando os personagens ainda mais feios, já que o efeito embaça os desenhos, deixando em contraste o fundo que continua em nitidez. É um show de horrores, haja visto o tamanho imenso dos bonecos, bem maiores que nas versões anteriores. Em TVs comuns o quadro é melhorado, visto que não dá pra ver os pixels estourados. E dá espaço para interpretações diversas, será que a Playmore não teve curiosidade de experimentar o jogo em uma HDTV? Os efeitos de partículas principalmente em especiais continuam bonitos de se ver, mas nada que realmente impressione nos dias de hoje.

    O que salvava era os graficos depois dessa fiquei com nojo do jogo!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.