Em uma entrevista em vídeo publicada pelo site da Famitsu, a Square Enix divulgou alguns detalhes sobre seu próximo MMO, Final Fantasy XIV, que vai suceder Final Fantasy XI. Um deles revela que o jogo não terá um sistema de pontos de experiência ou de avanço de nível.
"Nesse momento, não haverá nenhum ponto de experiência ou sistema de avanço de nível", disse o produtor Hiromichi Tanaka na entrevista. "Será um sistema totalmente novo".
Nobuaki Komoto, diretor de FFXIV, disse à Famitsu que a Square Enix quer que "as pessoas que nunca experimentaram um jogo online tenham a liberdade de tentar muitas coisas diferentes e enfrentem qualquer número de quests e cresçam naturalmente através de suas experiências... Essa é nossa prioridade: que os jogadores desfrutem o processo de crescimento do personagem".
Discutindo o sistema de profissão do game, Komoto deu uma indicação de como vai funcionar o sistema de avanço do personagem. Em FFXI, os jogadores podem combinar classes e expandí-las em sub-profissões, e essa característica vai voltar em FFXIV, porém estará atribuída às armas e equipamentos que os jogadores escolherem para usar.
"Acreditamos que o fator principal por trás do grande apelo de Final Fantasy XI é seu sistema de profissão", disse Komoto. "No entanto, o sistema será transformado em algo completamente diferente. O foco aqui estará nas armas. Suas armas determinarão como você joga. Sua arma vai determinar agora como você luta.
"Queremos proporcionar aos jogadores variedade suficiente para escolherem uma maneira diferente de jogar em qualquer dado dia. Se eles praticarem uma habilidade um dia, eles poderiam trabalhar em outra no dia seguinte", acrescentou ele. Aparentemente, o sistema será similar ao sistema de avanço focado habilidade presente em Ultima Online.
Ainda sobre FFXIV, Komoto citou rapidamente alguns outros tópicos, como as várias possibilidades que serão oferecidas tanto para o jogo individual quanto em grupo; a música será composta inteiramente pelo consagrado Nobuo Uematsu; o cenário também será de "fantasia moderna", porém mais tecnológica que FFXI; as raças serão familiares aos jogadores de FFXI, mas terão novos nomes e sofrerão algumas mudanças.
"Podemos confiar que planejamos criar um mundo de novas possibilidades que redefinam o gênero MMO. Estamos que vocês estejam ansiosos para ver o que temos no forno", concluiu Komoto.
Mais sobre Final Fantasy XIV deverá ser revelado na Gamescom, que acontecerá de 19 a 23 de agosto em Colonha, Alemanha, com cobertura do FinalBoss. O título será lançado para PC e PS3 no ano que vem, com possibilidades de aparecer também no Xbox 360.
Bom, pra falar a verdade eu não sou muito familiarizado com MMOs não, mas eu acho muito estranha essa ideia de se jogar um RPG onde não se evolua os personagens. Lembro me de FF8, um sistema que sinceramente não gostei. Basta lembrar que lá seu personagem ganhava nível, mas o que alterava seus atributos era mesmo as Junctions (era só colocar 99 Ultimas em HP para você ter 9999, por exemplo). Bom, eu não gostava. Alem disso, você evoluía as Guardians Forces e elas te davam algumas habilidades, até aí tudo bem... Mas o esquema das magias serem iguais a itens, eu achava meio forçado e ia contra o FF7, que utilizava uma Jogabilidade mais clássica que o FF8... Não sei, eu me assustei com essa notícia da Square, mas o lado bom nela é a variabilidade da Jogabilidade, quer dizer, o player não mais precisará ficar preso a uma escolha feita... Mas por outro lado, a escolha é meio que uma identidade... Você entra em um grupo hoje como warrior, ai amanhã como mage... Que transformismo danado... daqui a pouco o cara vai querer ser dancer! Apesar de adicionar mais dinamismo, eu não gostei dessa noticia!
Detesto Final Fantasy!
ResponderExcluirCara, eu acho muito bacana a idéia de evoluir sem mudanças de nível. Mas tem que ser muito bem planejado.
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