quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Internet faz 40 anos

O Dia: 2 de Setembro de 1969
O Local: Um laboratório "sujo e mau iluminado" na Universidade da Califórnia.

Na sala um grupo estranho de pessoas, vestidas com calças bocas de sino e óculos fundo de garrafa, observa dois computadores trocarem um pacote de dados sem sentido através de um cabo de cerca de 15 metros, no primeiro teste para uma tal de Arpanet. Segundos depois alguns indivíduos já imaginam a possibilidade de se assistir vídeos sem sentido sem sair de casa; outros pensam como será incrível criar comentários curtos sem sentido sobre assuntos sem sentido para que outras pessoas tão estranhas quanto eles possam se manter atualizadas nos assuntos sem sentido; alguns pensam em locais onde poderão falar deles mesmo e de suas vidas sem sentido para que outros, em qualquer lugar do mundo, possam ver e depois ainda reclamar da invasão de privacidade...

E foi, mais ou menos, assim que nasceu a Internet.

A Internet era pouco conhecida e passou seus primeiros anos em relativa obscuridade. Na década de 70 houve a incorporação do e-mail, existente desde 1965, e seu símbolo @; e a criação do protocolo TCP/IP. Nos anos 80 foi proposto o DNS (Domain Name System) e foram criados os sufixos da Internet (.com, .gov, .org, etc.). Neste mesmo período surgiu o serviço America Online (AOL) para computadores da Apple, assim como os primeiros Worms (Morris), um tipo de vírus. A Internet só veio a se popularizar no início dos anos 90 com a criação da WWW e dos primeiros browsers (o Mosaic que se tornou depois o Netscape, e o Internet Explorer).

Após muitos altos e baixos, hoje a Internet, com mais de 1,5 bilhões de usuários, é considerada por muitos ferramenta quase indispensável para trabalho e/ou diversão.

3 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.