quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Notas pesam pouco na decisão de compra, diz analista


Bom, o que levamos em conta quando vamos comprar um jogo? Uma resenha crítica de alguma revista ou site? Nossa própria opinião? Intuição? Ou a opinião da galera? Um pouco de tudo na verdade, ou simplesmente a sorte. Há uns três ou quatro anos atrás fui comprar um jogo, aí uma das mulheres da loja me indicou um certo God of War que, na época, ninguém conhecia. Foi sorte pura, porque testei o jogo e gostei. Só depois é que fui ver que o jogo se tornou um clássico absoluto dos jogos. Às vezes outras coisas nos chamam a atenção, como por exemplo, gráficos. Quem comprar um Shadow of Colossus, por exemplo, pode ser que o compre pelos seus belos gráficos e depois veja que o jogo tem muito mais do que um belo visual. Na grande maioria das vezes lemos alguma coisa que nos faz comprar tal jogo, ou algum amigo nosso nos indica.

Mas vamos ao que interessa. Uma pesquisa realizada por Doug Creutz, analista da Cowen Group, revela que as resenhas de jogos são o "fator menos importante" na hora da decisão sobre qual jogo comprar. Segundo os dados apurados, o comentário entre os jogadores teve uma pontuação muito mais elevada do que as notas agregadas da crítica. Creutz diz que a concentração das distribuidoras em jogos que garantam notas elevadas pode ser equivocada.

"Acreditamos que embora pontuações do Metacritic [site agregador de resenhas] possam estar correlacionadas à qualidade do jogo e à propaganda boca-a-boca, e portanto sejam uma previsão de parte do desempenho de um título, é improvável que as notas por si só impulsionem ou debilite o sucesso de um jogo", afirmou.

"Notamos isto, em parte, por conta dos persistentes boatos que tais desenvolvedoras de jogos têm persuadido resenhistas de jogos a darem notas mais elevadas. Acreditamos que as editoras se sairiam melhor ao investir seu tempo no processo de desenvolvimento em vez de ficar pedindo notas depois de feito", concluiu.

E é isso aí... O que é determinante para que você compre um jogo? Jogabilidade? Gráficos? Procedência (qual softhouse está produzindo-o)? Nota de revista/site? Ou indicação de um amigo?

8 comentários:

  1. Em parte isso é verdade, em parte, não. Poruqe com a compra de titulos originais, cada vez mais caros, os gamers começam a usar todo tipo de analise na hora da decisão de comprar ou não um game. A pessoa pensa 2 vezes antes de comprar algo que todo mundo diz que é ruim, afinal, ninguem quer "queimar" R$200 ou mais. Por outro lado, é preciso saber que todo tipo de resenha serve como uma ajuda, não é uma VERDADE ABSOLUTA", pq gosto cada um tem o seu.

    ResponderExcluir
  2. Concordo também, afinal de contas, quem de nós nunca jogou um jogo que adorou e que a crítica meteu o pau? O contrário também pode acontecer, da gente detestar um jogo que a crítica deu nota máxima...

    ResponderExcluir
  3. Isso vive acontecnedo comigo!

    ResponderExcluir
  4. Poisé, um bom exemplo disto sao os "mario kart" que nunca vao muito bem na média final, mas indiscutivelmente sao jogos extremamente divertidos.

    ResponderExcluir
  5. No fundo no fundo a palavra final é sempre quando o cara pega no controle e experimenta, mesmo que seja só um demo. Ou vê alguém jogando.

    ResponderExcluir
  6. Pesquiso notas, mas ja comprei varios jogos que me agradaram e nao agradaram a critica!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.