quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Tool Assisted Speedrun: Sonic The Hedgehog (Mega Drive)

Você acha mesmo que é bom em um determinado jogo? Ou melhor dizendo, que consegue zerar bem rápido? Então pense novamente...

Já pensou como seria incrível ver um jogo no seu limite extremo? Com movimentos e ações muito além da capacidade humana? Como se houvesse um jogador perfeito jogando...

Os Tool Assisted SpeedRuns são vídeos feitos para mostrar como seria esta partida perfeita. Não importa como, o propósito é zerar um determinado jogo o mais rápido possível cumprindo uma lista de objetivos. Como o próprio nome diz, vale usar qualquer tipo de ferramenta que ajude, desde que o jogo em si não seja alterado. O que é registrado, no final das contas, é uma lista de comandos (botões pressionados) e o frame do jogo no qual este comando é acionado. Esta lista pode ser criada por um emulador especial que registra todos os movimentos do jogador, pode ser editada manualmente, tanto faz como ela é gerada. O jogador pode utilizar de artifícios como salvar e retroceder o jogo milhares de vezes até conseguir o que queria, usar "slowmotion", passar o jogo quadro-a-quadro, não importa. O que importa é conseguir a partida perfeita.

Parece fácil com este tanto de recursos? Parece, mas não é. Além de muita paciência, pois o que se passa no vídeo em segundos pode demorar dias para ser feito, é preciso estudar exaustivamente o jogo para descobrir como chegar mais rápido. Enquanto em competições de Speedrun normais alguns segundos fazem a diferença, nesta competição cada quadro do jogo faz a diferença. É muito mais um desafio mental do que de habilidade. E, no final das contas, os vídeos são absolutamente incríveis. É impressionante as coisas absurdas que os jogadores fazem para conseguir ganhar tempo. Desde que não viole os objetivos propostos, vale suicidar o personagem e toda sorte de coisas que um jogador normal nunca pensaria em fazer. Os vídeos sempre abusam dos erros de programação do jogo, mostrando coisas que nunca imaginamos que era possível.

Vou começar com uma espécie de trailer muito legal que fizeram sobre isto. (Um agradecimento especial ao amigo e inimigo mortal de San Francisco Rush 2049 Rafael "Picareta" Ferraz, que me mostrou este vídeo) Confiram:



E, como primeiro Tool Assisted Speedrun aqui do blog, o clássico Sonic The Hedgehog de Mega Drive. O objetivo é simplesmente terminar o jogo o mais rápido possível, sem se importar com as esmeraldas nem nada mais.

Percebam como até a tela de apresentação é cortada o mais rápido possível! Aos 1:04 de vídeo o primeiro erro de programação é explorado. Vejam e fiquem embasbacados! O camarada simplesmente termina a Green Hill Zone Act 2 em 13 segundos! É impressionante também a forma como ele mata o Robotnik na Green Hill Zone Act 3, em apenas 25 segundos, sem usar nenhum erro de programação! E a Scrap Brain Zone Act 3, que ele passa em 10 segundos (no vídeo em 14:52)? E ainda tira onda do Robotnik na Final Zone!


Se vocês gostarem deste vídeo depois eu mando outros Tool Assisted Speedruns!

Abraços!

9 comentários:

  1. Interessante! Mande mais videos Arthur!

    ResponderExcluir
  2. Uma jogada perfeita, green hill em 24 segundo, que isso! faco coro ao hosk, mande mais videos Arthur!

    ResponderExcluir
  3. Lembra muito a mim mesmo nos tempos do meu auge como jogador kkk que mentira deslavada...

    ResponderExcluir
  4. Eu faria um tempo melhor E pegaria todas as esmeraldas,hauhuahuahuahua! Manda outros videos clube dos 5!

    ResponderExcluir
  5. Naum querendo ser corta onda mas essa rom foi dumpada ja bugada, se vcs jogarem normalmente veriam que todas as vezes que ele atravessa a parede ele teria morrido esmagado

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, na verdade não. A ROM utilizada é a Sonic The Hedgehog (W) (REV01) [!].bin , que é a melhor que existe (a não ser que tenha saído uma REV02 e eu não estou sabendo). Esses erros de atravessar parede são do jogo mesmo. Eu me lembro de, jogando no console, já ter acontecido várias vezes comigo, só que eu não tinha a manha de usar isso ao meu favor, na verdade quase todas as vezes eu morria :p

    A fonte de onde eu tirei estes vídeos é bastante séria e rigorosa, não aceitam qualquer coisa lá não.

    ResponderExcluir
  7. Eu quero é mais videos e vcs tao ficando relapsos hein clube dos 5? Um dia sem postagem nova no blog! Eu nao via isso ha muito tempo!

    ResponderExcluir
  8. Faço minhas as palavras do Hosk 360

    ResponderExcluir
  9. Arthur, obrigado pelos créditos :D

    Anônimo. no site tasvideos.org, de onde baixamos esses videos, vc tem a opção de baixar um arquivo que contém a sequência dos comandos gravadas, de forma que vc abre o emulador, a rom e o arquivo com os comandos, aí o emulador joga sozinho.

    Ah, tem um video espetacular lá.
    "Super Mario World Small Only" o nome dele
    o jogo é jogado todo sem nenhum tipo de power up (Cogumelo, Flor, Yoshi, etc.) e ele consegue passar 88 das 96 fases sem os recursos do jogo. É tão impressionante ele passando algumas fases que eu nunca conseguiria descrever aqui no blog em forma de texto.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.