sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Muito Hype, Novo Patamar?


Vou ser bem sincero com vocês: comprei um Xbox360 a pouco tempo e tenho certeza de que fiz a melhor escolha. Por diversos motivos: conteúdo para download (DLC), pela Xbox Live, pelos jogos existentes e pela Microsoft, pois, afinal de contas, o Bill Gates não é o homem mais rico do mundo à toa. O cara sabe onde ele põe a mão e onde ele toca vira ouro. Digamos que ele é o Midas da nossa era. E venhamos e convenhamos, a empresa para lançar algo como o Projeto Natal tem que ser fera mesmo. E são diversos jogos que realmente valem a pena, como Gears of War e a fabulosa série Halo, sem contar com Fable e jogos exclusivos da live, como Braid, Castle Crushers e Shadow Complex. E isso tudo sem esquecer das thirdies, que geralmente fazem seus lançamentos multiplataforma, mas que de qualquer forma contemplam o console da Microsoft.

Por outro lado, temos alguns jogos que começam a mostrar a força do PS3. God of War III é a maior espera. Mas há outros jogos que deram o que falar no PS3, como MGS4. Resolvi escrever esse texto, e vou confessar, sou meio leigo em PS3, porque li um review no GameHall (http://gamehall.uol.com.br/site/uncharted-2-among-thieves/) que me fez pensar que o quanto a atual guerra dos consoles ainda está indefinida. Uncharted 2. Alguém me confirma se esse jogo é a ultima maravilha do mundo moderno? Ou se é só mais hype? Porque o autor o descreveu como sendo a revolução no mundo dos games, algo que iria redefinir o mundo dos games. Lembro–me de achar isso depois de jogar Okami, que na minha opinião é um dos jogos mais revolucionários já lançados. Jogo que realmente redefiniu o mundo dos games foi o primeiro Resident Evil. Pelo menos redefiniu o estilo “action”. Não sei se esse jogo teria essa capacidade não, mas de qualquer forma me pareceu ser absurdamente bom. Obviamente que posso aqui escrever que Toshiden foi o melhor jogo de luta de todos os tempos e que nenhum jogo até hoje o superou... mas se isso é verdade ou não, não interessa, pois já está escrito. O papel (e agora a Internet) suporta qualquer coisa. Para o bem ou para o mal já formou opinião e já influenciou muitas pessoas.
Depois de ver um jogo como esse vejo que a atual geração segue tão indefinida quanto o Campeonato Brasileiro desse ano. A Microsoft leva uma boa vantagem pela base instalada, mas a Sony sabe como ir progressivamente abocanhando o mercado, como fez na geração passada. Mas o que me deixa mais confiante de uma guerra mais aberta é que a Microsoft não está cometendo os mesmos erros da SEGA. E ainda temos o Wii, que tem seu nicho de mercado e também começou a lançar jogos mais difíceis e mais votados ao público mais hardcore e oldschool, além de ser de uma empresa que está aí desde os primórdios da história dos videogames. Bom, sobre a atual geração, quem viver verá. Escolham seus lados e que todos saiam ganhando com essa disputa entre as duas.

10 comentários:

  1. Na geracao passada, playstation era sinonimo de videogame, nessa geracao tudo mudou e nao há uma supremacia real entre as empresas e quem lucra com isso somos nós. afinal concorrencia sempre traz lucros ao consumidor!

    ResponderExcluir
  2. Bem. Eu tenho um wii. E concordo com o que vc falou sobre ele ter alguns jogos pro público mais hardcore (Mas pegar as 120 estrelas no Super Mario Galaxy ou Completar o Mario Kart Wii não é tarefa pra jogador casual). Por acaso até estou jogando atualmente o Remake pra Wii de Resident Evil.

    Sobre os consoles em questão. Concordo com basicamente tudo o que disse, e comparando os jogos exclusivos, o que vai fazer as pessoas decidirem qual console comprar é simples questão de gosto. Forza3 ou GranTurismo5, Halo ou God of War, Fable ou Final Fantasy e por aí vai. Uma observação que faltou é que todos os jogos multiplataforma que sairam até hoje pros 2 consoles ficaram melhores no XBOX360.

    ResponderExcluir
  3. "Na geracao passada, playstation era sinonimo de videogame".

    De fato, mas eu tenho(até hoje) um xbox1 e não me arrependi de tê-lo comprado. Joguei Halo, Halo2, Ninja Gaiden, Fable, Forza.

    Por isso acho que, pra mim, será questão de tempo comprar um 360 pra jogar as continuações.

    ResponderExcluir
  4. Excelente comentario Rafael, vc foi muito ponderado em seus argumentos, concordo com vc, o que vai definir a compra de um console é puramente questao de gosto!

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo texto legendario! Muito intessante!

    ResponderExcluir
  6. Só um comentário: O Bill Gates se tornou tão rico assim muito mais pelo "hype" e por estratégias ilegais de concorrência do que pela qualidade dos seus produtos.

    Mesmo assim, ainda que tenha se aproveitado da Sega para entrar no mundo dos videogames, a Microsoft o fez com grande estilo e não é atoa que não fica para trás da Sony e da Nintendo.

    ResponderExcluir
  7. Essa geracao ja esta me lembrando a saudosa epoca 16 bits em matéria de concorrencia!

    ResponderExcluir
  8. Concordo Trixplus, lembra mesmo a geração 16 bit. Eu tenho um xbox360, estou muito satisfeito, acho que foi a melhor escolha para o meu perfil de jogador, mas jogos do calibre de Mario Galaxy e Metal Gear 4 me impossibilitam de tomar partido a respeito disso. Só posso dizer uma coisa: "Bem aventurado o individuo que tem grana para comprar os tres consoles".

    ResponderExcluir
  9. Gostei do post tbm tenho um Xbox 360 e não troco por nada

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.