quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ALERTA: Queda nas vendas de jogos musicais nos EUA é de 46%

As vendas de jogos musicais como "Rock Band" e "Guitar Hero" nos EUA caíram 46% com relação ao ano passado de acordo com o NPD Group, empresa de estudos do mercado que pesquisa a venda de jogos nos Estados Unidos. No entanto, a categoria ainda é a terceira em arrecadação este ano e recebe neste mês de Setembro impulso nas vendas com os lançamentos de "The Beatles: Rock Band" e "Guitar Hero 5". 

Anita Frazier, analista do NPD Group, destaca que os lançamentos deste e do próximo ano serão fundamentais para o futuro deste filão (Rock Band Lego, Guitar Hero: Van Hallen, Guitar Hero 5, DJ Hero, Band Hero e The Beatles: Rock Band). Ao ser indagada sobre o desgaste que esses títulos vêm sofrendo, a analista trata o tema com ressalvas. "Com a introdução de 'Beatles: Rock Band' e 'Guitar Hero 5' em Setembro, muitos têm perguntado sobre a performance desses títulos e o gênero de música/dança", disse ela. "Embora as vendas desse gênero tenham caído 46% ano-a-ano, as vendas por unidade caíram bem menos porque os baixos preços tiveram grande impacto na queda na arrecadação. Ainda é o terceiro gênero mais vendido no ano depois das categorias 'ação em geral' e 'esportivos/outros' (onde está 'Wii Fit')". 

Aos fãs que temem uma queda desse gênero, vale lembrar que em 2008 os games musicais também não atingiram a meta de vendas esperadas. No entanto, foram lançados mais e mais games no mercado durante os meses que se seguiram. Não seria hora de lançarem uma versão definitiva desses games e trabalharem nos pacotes musicais, só lançando uma nova versão quando houver alguma mudança significativa? Toda mina de ouro um dia tem seu fim...

12 comentários:

  1. Comprei o GH5, achei o melhor GH até agora, mas concordo que as novidades sao pifias e nao vi nada demais no tal party modo que eles alardeavam como uma grande novidade!

    ResponderExcluir
  2. Também acho... deveriam lançar menos jogos musicais, dando mais tempo entre um lançamento e outro... diversificar o mercado! Otimo, já lançaram o mais casual de todos os jogos musicais, o dos Beatles... Podiam lançar versões mais hardcore... Eu gosto de metal e queria ver um GH com bandas alemãs... Com Mirror Mirror (Blind Guardian), Long Live Rock'n'Roll (Gamma Ray) e The Departed (Helloween)... Pra nós que curtimos jogos, tem uma música do Helloween chamada The Game is On, legal demais, tem alguns efeitos sonoros bem legais!

    Pode ser meio fora de mercado essa minha ideia, mas é o que eu gostaria de ver e de jogar e aposto que muita gente concorda comigo! E não precisaria nem ser jogo mesmo não, poderia ser conteúdo extra de algum jogo já lançado!

    ResponderExcluir
  3. Beatles é casual? De onde vc tirou essa asneira?

    ResponderExcluir
  4. CASUAL? Beatles é uma lenda, eu tb gosto de metal, mas perai, vc é o cara do videocast que falava que Beatles: Rock Band nao era um bom lancamento, e que seria bom um gh de bandas alemas, Meu Deus, gosto nao se discute mas o seu é muito estranho, se nao existisse beatles, provavelmente as musicas que vc gosta nao existiriam, Beatles é o melhor jogo musical tematico que ja foi lancado!

    ResponderExcluir
  5. Apoio tudo que o Rafa disse! Beatles é a maior banda! Desde sua fase mais "iê-iê-iê" até o final de carreira, após o Sargent Peper's quando ja estavam mais experimentalistas! Aguardo ansioso, já que o Digo prometeu pegar este game! Quanto ao GH bandas alemãs, bem... gosto cada um tem o seu e o do Legendário é meio, digamos, "exótico" kkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Cara esse legendario falou muita merda e ainda disse que muita gente vai concordar com ele, até agora nao vi ninguem concordando com essas sandices!

    ResponderExcluir
  7. É isso ai... vamos incendiar o blog, hehehe...

    Vamos por partes, primeiramente o Casual: minha noiva provavelmente comprará esse jogo no futuro, aí até meu pai e minha mãe, os pais dela jogarão, as tias dela jogarão... todo mundo jogará! Pessoas que nunca jogaram nada, vão parar e jogar um pouco, como no wii, que é de onde vem essa CASUALIDADE... Esse é o casual ao qual me referi... Pessoas que nunca pegaram numa guitarra para jogar GH ou RB irão jogar... Isso vai aumentar em muito as vendas no setor "jogos musicais"...

    ResponderExcluir
  8. Agora, no videocast disse que queria um gh de metal, lançado de forma oficial... e ainda quero. Beatles é uma grande banda e influente demais? É! E é boa também? Não sou louco de dizer o contrário! Mas daí a gostar SÓ PORQUE TODO MUNDO GOSTA, façam me o favor, né... Eu gosto de pink floyd, led zeppelin, guns and roses, iron maiden, as bandas alemãs, kiss, van halen, U2, ozzy, black sabbath, angra... odeio white stripes, gorilaz, travis e etc...

    ResponderExcluir
  9. Ninguem ta falando que vc é obrigado a gostar e pelo que a gente viu no videocast ficou claro que vc desdenhava um lancamento que até um jegue via que ia ser de ótima qualidade, pode falar o que vc quiser, mas sua opiniao no videocast deixa claro que vc nao conhece nada de beatles e pela grandiosidade que é, e vc nao da a devida importancia vc nao entende uma boa parcela do que o rock é hj!

    ResponderExcluir
  10. Fala pessoal! Galera eu peguei The Beatles: Rockband e tenho que falar o jogo é excelente! Nao inova em quase nada na jogabilidade, mas e dai? É THE BEATLES!!! Putz só isso diz tudo! A selecao está muito boa, é claro que ainda falta alguns classicos que a harmonix vai disponiblizar no futuro por DLC(afinal eles tem que faturar), o jogo conseguiu reunir meu pai, eu e minha irma e estamos nos divertinfo muito! Como o legendario disse ele conseguiu reunir todo mundo pra jogar, ele só foi infeliz em usar a palavra casual, afinal de casual o jogo nao tem nada! Devido ao gosto exótico do legendario ele nao tava levando fé no game, mas garanto que qdo ele jogar o mesmo, ele vai mudar de idéia e curtir musicas que sao verdadeiras lendas na historia do Rock! Quem tiver a fim de formar banda via live é so me add!

    ResponderExcluir
  11. Ai, como o digo disse o jogo é bom e eu nunca disse o contrário... mas para encerrar a polêmica, me desculpem se o comentário ofendeu alguem!

    ResponderExcluir
  12. O digo foi muito sensato na sua argumentacao, nao esquenta legendario, essas discussoes em blogs e foruns sempre sao boas para podemos acomphar e discutir sobre opinioes diferentes!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.