terça-feira, 7 de julho de 2009

Andando na lua: o Rei do pop e os video-games

A moda de hoje é falar sobre Michael Jackson. Eu sou um cara que odeia modas, mas ele era o cara, para ele eu abro uma baita exceção.

A passagem de Michael pelos video-games é pequena, assim como foi a sua passagem pelo cinema. Mas, afinal de contas, MJ era um músico, não se vê muitos músicos aparecendo em jogos por aí (descontando a era dos Guitar Hero e Rock Band da vida). Ou alguém já ouviu falar em algum jogo da Madonna ou do Prince?

Tudo começou quando Michael resolveu fazer seu filme Moonwalker, lançado em 1988. Para quem não conhece ou não se lembra bem do filme, vai aí o trailer:



Pouco depois, em 1989, a US Gold lançou o primeiro jogo a contar com a participação de Michael. Era a versão para computador do filme, chamado de "Moonwalker: The Computer Game". Embora tenha sido lançado no rastro do filme, ter saído para diversas plataformas diferentes (DOS, MSX, Atari ST, Commodore 64, Amiga e outros), ele não fez sucesso e foi esquecido. Confiram a versão do Commodore 64 e entendam o por quê:




Nesta mesma época, a Sega estava em plena odisséia para superar a Nintendo com seu novo console, o poderoso Mega Drive e seu novo mascote, o descolado Sonic, lutando contra o domínio do NES e do Mario. Foi então que, durante a turnê do álbum Bad, a Sega se encontrou com Michael Jackson e firmaram uma parceria para usar a imagem do rei do pop para impulsionar ainda mais a Sega.

Em 1990 saiu o primeiro fruto deste encontro: o fliperama Michael Jackson's: Moonwalker, um beat-em-up em visão de 3/4, no qual Michael usa ataques mágicos e sua dança para acabar com os inimigos. Este jogo podia ser jogado por até 3 pessoas simultaneamente e fez um relativo sucesso. Confira:



Pouco depois, saiu a versão de Michael Jackson's Moonwalker para os consoles caseiros. Devido às limitações de hardware, o jogo era bem diferente da versão do fliperama, desta vez usando elementos de plataforma ao invés do beat-em-up. Em sua produção foi utilizada uma versão melhorada do motor do jogo Shinobi. Confira a versão Mega Drive...



...uma das propagandas vinculadas na época, com o slogan da Sega "Genesis does what Nintendon't" ("O Mega Drive faz aquilo que o Nintendo não faz"):



E agora a versão Master System:



Apesar de serem bons jogos, o sucesso foi apenas mediano, mas sem dúvida contribuiu para colocar a Sega em pé de igualdade com a Nintendo e, pela primeira vez, ameaçar o seu império. Posteriormente o jogo alcançou status de cult, e os sprites de Michael passaram a ser usados em milhares de projetos caseiros e joguinhos em Flash.

Depois disto, já pelos idos de 1993, a Sega estava desenvolvendo a terceira edição de Sonic e quis novamente contar com a popularidade de MJ. O plano desta vez era que o astro compusesse e assinasse as músicas do jogo. Claro que a Sega ia fazer muita propaganda sobre isso e que seria algo muito comentado. Só que, durante o desenvolvimento do jogo, começaram os escândalos de pedofilia e a Sega sabia muito bem que a associação com a imagem de Michael seria muito ruim naquele momento. Seu nome foi retirado e a Sega, primeiramente, alegou que toda participação de Michael havia sido removida. Depois, voltou atrás e disse que na verdade nunca houve contrato com Michael Jackson para compor músicas para o jogo. Mas, há poucos anos, essa história voltou com força total. Fãs da Sega começaram a fazer comparações das músicas de MJ e do Sonic 3 e compilaram o que acreditam serem evidências da participação de Michael no jogo. Confiram:



E você, o que acha sobre isto?

Depois, com o passar dos anos, a polêmica virou história e em 1999 foi a vez de Michael Jackson se aproximar da Sega. De alguma forma, Michael ficou sabendo sobre o desenvolvimento do jogo Space Channel 5, para Dreamcast, e pediu para ter alguma participação no jogo. O jogo já estava 70% pronto, faltando apenas um mês para ser completado. A princípio, a Sega decidiu que colocaria alguns passos de dança característicos dele no jogo. Depois, resolveu colocar 5 alienígenas próximo ao final do jogo que dançariam exatamente como ele. Por fim, decidiram que um desses alienígenas seria o próprio Michael e se chamaria Space Michael. Confira:



Em 2000, Michael participou de Ready 2 Rumble: Round 2, um jogo de boxe desenvolvido pela Midway e lançado para diversas plataformas, como um personagem secreto. Uma vez aberto, você podia lutar na pele de Michael Jackson. Confira a versão Dreamcast:



Em 2002, MJ fez sua última participação, de volta a Space Channel 5, agora no segundo jogo da série. Desta vez a participação de Space Michael é bem maior no jogo, estando profundamente envolvido na trama e usando seu canto e dança para derrotar os inimigos. Confira a propaganda:



Chega ao fim este pequeno texto sobre Michael Jackson e os video-games. Fica aí um tributo ao Rei:

12 comentários:

  1. Excelente matéria...
    Paraben clube dos 5

    ResponderExcluir
  2. OTIMA matéria, Parabens clubo dos 5! muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Valeu, pessoal! Mas e aí, o que vocês acham? A música do Sonic 3 é ou não dele?

    ResponderExcluir
  4. Se não for é bem parecida....

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o yuri, se nao for é uma coincidencia enorme!

    ResponderExcluir
  6. Alguns trechos de músicas do Sonic 3 podem até ser inspiradas em músicas do Michael Jackson. Para mim são samplers, ferramenta musical pouco comum em jogos mas muito usada por DJ's e músicos. Geralmente nem se precisa de permissão do autor para tal.

    ResponderExcluir
  7. Levando o que disseram ai em cima, tudo caminha para ser uma simples coincidencia, ou mesmo uma simples inspiração

    ResponderExcluir
  8. Caro Arthur, apenas complementando seu tópico, aqui vai a lita de outros musicos participando em jogos:
    Aerosmith: Revolution X
    Spice Girls: Spice World
    David Bowiw: Labyrinth e Omikron
    Prince: Prince Interactive
    Britney Spears: Britney Beat Dance
    Snoop Dog: True Crimes: LA
    50 cent: Bulletproof e Blood and Sand
    Até Hannah Montana tem jogo :(
    Podemos ver que o rei do pop nao só era superior em talento, mas tb em partcipacoes nos games.
    No mais excelente matéria! Parabens Clube dos 5!

    ResponderExcluir
  9. Pablo, muito bacana a lista. Eu tiro o chapéu para o David Bowie, o Labyrinth foi um filme e jogo ainda da década de 80. Prince e Aerosmith, para mim, foram na onda do Michael e se deram mal. O resto já é bem mais recente... hoje em dia até esses Bonde do Tigrão já devem ter seus jogos... Mas concordo que até nos jogos MJ foi o rei! (ainda bem que a Sega entrou na jogada, porque o primeiro jogo da US Gold parece ser muuuuuuuuuuuito ruim. Um dia ainda pego ele para jogar e confirmar a ruindade!)

    Quanto à polêmica do MJ no Sonic 3, eu achava mesmo que era só "sampling", mas quando li que houve um comunicado da Sega dizendo que a participação dele havia sido retirada, aí fiquei com a pulga atrás da orelha. Mas a fonte não é 100% segura e eu ainda não consegui achar mais sobre isso.

    ResponderExcluir
  10. Aproveitando o tópico, vejam o "cantinho" de jogos do Michael Jackson! (Detalhe a grande maioria dos games sao da SEGA!)

    ResponderExcluir
  11. opa, faltou o link
    http://www.pinsane.com/pinorama/events/MJ_09/kr/michael_jackson_arcade_entry.html

    ResponderExcluir
  12. Legal essa página, Hosk360. Achei até o tal do Revolution X por lá!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.